UFSCar oferece tratamento gratuito para alívio da cólica menstrual; veja como se inscrever
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Cólica costuma ocorrer antes da saída do fluxo menstrual (menstruação) e pode se estender por mais um ou dois dias após o início dela
Getty Images/via BBC
Uma pesquisa de doutorado em fisioterapia conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece tratamento gratuito para alívio da cólica menstrual intensa. O estudo busca voluntárias de 18 a 45 anos e tem inscrições abertas até o fim de setembro (veja abaixo).
A iniciativa, desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (Lamu), propõe uma abordagem inovadora que une o fortalecimento da musculatura pélvica a uma cartilha educativa voltada para o alívio da dor.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
O objetivo é desencorajar o uso de soluções rápidas, como remédios e bolsas de água quente, priorizando resultados duradouros.
A pesquisa é realizada pela doutouranda Sabrina Gonzaga, e tem orientação de Patricia Driusso, professora do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.
Leia mais notícias da região:
DECISÃO: Justiça liberta médico envolvido em acidente que matou casal em São Carlos
ABSOLVIÇÃO: Justiça anula condenação de ex-prefeito de Mococa em caso de R$ 5 milhões na Saúde
POLÍCIA: Homem é assassinado a tiros e esposa é baleada durante churrasco em Leme
Como se inscrever
Pesquisa da UFSCar recebe voluntárias para intervenção contra cólica menstrual
Além da faixa etária pré-estabelecida, o estudo é destinado a mulheres que tenham tido intensas cólicas menstruais nos últimos três meses. Aquelas que atenderem a todos os requisitos, serão acompanhadas ao longo de 12 semanas.
Em um primeiro momento, passarão por uma avaliação presencial no Lamu. Na sequência, o tratamento acontecerá de forma online, duas vezes por semana.
Quem se interessar deve preencher o formulário eletrônico até o fim de setembro.
Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (15) 99799-7819 ou pelo e-mail sabrinagonzaga@estudante.ufscar.br.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara