Falhas atingem quatro linhas de trem em SP após chuva forte e problemas técnicos nesta terça
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Embarque de passageiros na Linha 7-Rubi.
Hermínio Bernardo/TV Globo
Quatro linhas de trem que atendem a região metropolitana de São Paulo apresentaram falhas na tarde e na noite desta terça-feira (16), segundo comunicados oficiais das companhias. Três delas são operadas pela CPTM — linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira — e uma é administrada pela TIC Trens, a Linha 7-Rubi. Às 21h, a linha 12-Safira estava normalizada. Às 21h46, a Linha 7-Rubi também passou a operar normalmente.
As ocorrências provocaram circulação com velocidade reduzida, maior tempo de parada e acionamento de ônibus do sistema Paese em alguns trechos.
Na Linha 7-Rubi, a TIC Trens informou que "devido a uma falha no sistema de sinalização, a linha operou com velocidade reduzida entre 20h07 e 21h46 nesta terça-feira (16), entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa".
Na Linha 12-Safira, a CPTM informou que, por volta das 17h10, foi identificado um ponto de alagamento entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano, causado pelas fortes chuvas registradas na Grande São Paulo. Inicialmente, os trens chegaram a ter a circulação interrompida no trecho.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo atualização divulgada às 18h57, até 18h55, porém, os trens não circularam na região, e ônibus do sistema Paese foram acionados para auxiliar no deslocamento dos passageiros e a velocidade foi reduzida nas demais estações da linha para atuação das equipes de manutenção. Por volta das 20h50, a operação foi normalizada.
A Linha 11-Coral também apresentou problemas. Conforme a CPTM, uma falha no sistema de energia foi identificada por volta das 16h20 entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. Para a equipe técnica poder atuar, os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas. Às 20h50, a companhia informou que a situação permanecia a mesma.
Já na Linha 10-Turquesa, a falha ocorreu à noite. Por volta das 19h10, houve um problema em equipamento de via na região da estação Palmeiras-Barra Funda. Com isso, os trens passaram a circular em via única, com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.
Segundo a CPTM, alguns trens partiram da estação Luz sem chegar até a Barra Funda. A companhia orientou os passageiros a utilizarem a Linha 11-Coral como alternativa e lamentou os transtornos.
A Linha 7-Rubi, operada pela TIC Trens, também registrou falha. Em nota divulgada às 20h07, a concessionária informou que, devido a um problema no sistema de sinalização, os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa.
Alerta da Defesa Civil
Uma chuva forte atingiu a cidade de São Paulo e e a região metropolitana nesta terça-feira (16). Por volta das 16h45, a Defesa Civil emitiu um alerta informando que o temporal avançava pelas zonas Leste, Central, Oeste e Sul da capital, com registro de raios, rajadas de vento e granizo.
O temporal ocorreu quase uma semana após a cidade de São Paulo enfrentar uma ventania inédita com rajadas de até 98 km/h, o que deixou mais de 2 milhões de moradores sem energia.
Até as 18h54 desta terça-feira, 79.058 imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo. No boletim divulgado às 20h25, o número caiu para 78.272 clientes sem fornecimento, sendo 50.690 apenas na capital.
Toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 16h50, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Às 18h25, a condição foi mantida apenas na Zona Leste e na subprefeitura do Itaim Paulista, sendo encerrada na Zona Leste somente às 19h.
Avenida 9 de Julho durante chuva nesta terça-feira (16)
A Avenida Santo Amaro apresentou pontos de alagamento no sentido Centro-bairro, na altura da Avenida Roque Petroni Júnior, e houve registro semelhante nas proximidades do Tribunal de Justiça de São Paulo, no sentido Ibirapuera–Marginal, informou o CGE.
Vídeos enviados ao g1 mostram alguns pontos de alagamento na Avenida 9 de Julho e na Avenida Washington Luís (veja abaixo).
Já em Guarulhos, a cidade recebeu alerta da Defesa Civil às 17h25. Conforme o Corpo de Bombeiros (Cobom), uma inundação foi registrada às 17h28 na Rua do Araújo. Equipes foram acionadas para o resgate de uma pessoa no interior de um carro.
Ainda segundo os bombeiros, até as 18h foram atendidas dez chamadas para quedas de árvores, uma chamada para desabamento e quatro para enchentes na capital e na região metropolitana.
Avenida Washington Luís durante chuva nesta terça-feira (16)
Temporal atinge a cidade de São Paulo
CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Chuva forte atinge capital paulista nesta terça-feira (16)
Reprodução/TV Globo
Chuva forte atinge capital paulista nesta terça-feira (16)
Reprodução/TV Globo
Alerta da Defesa Civil sobre chuva na capital paulista
Arquivo Pessoal