Juíza revoga prisão preventiva de ‘Mamulengo das Alagoas’, artista acusado de estuprar e roubar turista
02/10/2025
(Foto: Reprodução) 'Mamulengo das Alagoas' em imagem de arquivo
Reprodução/Instagram
Foi revogada nesta quinta-feira (2) a prisão preventiva de Célio Herculano, o "Mamulengo das Alagoas", de 54 anos. Ele foi preso na segunda-feira (1º), suspeito de cometer os crimes de estupro e roubo contra uma turista, na Praia do Francês, no Litoral Sul de Alagoas, em 2009. A decisão pela libertação de Mamulengo é da juíza Fabíola Melo Feijão, da 2ª Vara Cível e Criminal de Marechal Deodoro.
Em três páginas do documento, a magistrada afirma que, apesar da gravidade dos crimes dos quais ele é acusado, não há, no momento, razões para que se mantenha a prisão de Mamulengo.
Entre os fatos que justificam a soltura, a juíza Fabíola Melo Feijão aponta o fato de a defesa ter apresentado, em audiência, comprovante de residência.
“Não restam dúvidas que à época da decretação da medida hostil, este Juízo identificou presentes todos os requisitos necessários para sua aplicação em desfavor do réu. [...] Diante do que consta da manifestação da defesa em audiência e do comprovante de residência de fl. 218, notadamente o fato de que o réu atualmente possui residência fixa, não persistem, no momento, elementos que justifiquem a manutenção da prisão preventiva do mencionado acusado”, determina a magistrada, ao revogar a prisão.
A juíza usou o artigo 319 do Código Processual Penal (CPP) para aplicar medidas cautelares diferentes da prisão, como as seguintes:
Comparecimento ao juízo da comarca em que reside, bimestralmente, para informar e justificar atividades;
Comparecer a todos os atos do processo, sempre que intimado;
Proibição de ausentar-se da comarca em que reside por mais de oito dias sem prévia comunicação ao juízo;
Não cometer qualquer outra infração penal;
Proibição de alteração de endereço sem prévia comunicação ao juízo.
O caso
Nascido em Maceió, Célio Herculano se destacou na música e nos eventos culturais. Ele ficou conhecido por ser dançarino e criador da “Dança da Boneca”. Foi apelidado de "Mamulengo" por causa do jeito “molengo” de dançar.
Ele foi preso por suspeita de estuprar e roubar uma turista na Praia do Francês. O crime aconteceu em 2009 e a turista só o reconheceu em 2015, depois que ele apareceu numa reportagem nacional.
Na época do reconhecimento, a Polícia Civil pediu a prisão de Mamulengo, mas a Justiça negou. O mandado só foi expedido em setembro deste ano. Na terça-feira (30), um dia após a prisão, a esposa e o filho do artista vieram a público para condenar as acusações, classificando como "caluniosas" e "infundadas".